Fomento comercial, Factoring ou Fomento Mercantil

São nomes complicados para o mesmo ramo de empresa, mas o objetivo é muito simples: transformar vendas à prazo em dinheiro a vista. Dessa maneira, fomentam/estimulam negócios, daí vem o nome “Fomento”. Nada mais é que uma atividade comercial que auxilia na alavancagem dos negócios de pequenas e médias empresas, desde a prestação de serviços até a compra de ativos financeiros. Mais de 67 países praticam regulamente o factoring/Fomento Comercial.

Exemplo: sua empresa vende algum serviço ou produto em parcelas (a prazo/faturado) e você precisa daquele dinheiro antes do prazo. A empresa de Fomento Comercial compra à vista estes recebimentos futuros por um valor um pouco menor (aplicando o diferencial de compra - é aqui a fonte de receita deles) e esperam os pagamentos nos vencimentos combinados com seu cliente.

Quando usar uma empresa de FOMENTO

  • Obter ganhos financeiros em compras à vista, explico: supondo que seu fornecedor repasse um desconto à vista de 10% e você consiga negociar seus recebimentos com desconto/deságio de 4%, no final das contas você economizou 6% na compra.
  • Honrar com obrigações não previstas
  • Equalizar fluxo de caixa, ou seja, alinhar seus pagamentos com recebimentos
  • Diminuir burocracias bancárias com agilidade e transparência.
  • Evitar juros altos e custos ocultos dos bancos (ex.: tarifas cobradas, gerentes que vendem consórcios e títulos de capitalização para você ter limites de crédito, etc..)

MITOS

  • Factoring é agiotagem, MITO! É um ramo de atividade dentro da lei que traz beneficio social e econômico para o país;
  • Factoring é uma empresa financeira, MITO! Apesar do resultado final ser o mesmo (trazer liquidez), a empresa de Fomento é como qualquer outra empresa comercial, que negocia títulos – no caso recebíveis de outras empresas;
  • Vão me ameaçar se meu fornecedor não pagar, MITO! As empresas são sérias e profissionais – o contrário é exceção e deve ser denunciado, assim como em qualquer negocio.

Diferencial de compra

É a diferença entre o valor total da sua venda e quanto a empresa de Fomento Comercial vai te pagar.

Como é calculado:

  • Tributos (PIS, COFINS, CSLL, IR)
  • Custo de oportunidade
  • Custos variáveis e custos fixos rateados
  • Fator de risco

Definição Técnica

Abaixo está o conceito técnico do Factoring / Fomento Comercial / Fomento Mercantil:

Factoring ou fomento comercial ou fomento mercantil é uma atividade comercial, mista e atípica, que aglutina prestações de serviços à compra de ativos financeiros - sejam eles recebíveis de empresas ou títulos de crédito.

Este é um mecanismo de fomento comercial, ou seja, de incentivo a pequenas e médias empresas. A operação de factoring permite que a empresa fomentada venda seus direitos créditórios, oriundos de vendas a prazo, a uma empresa de Factoring, FIDC ou Securitizadora. O resultado é o recebimento à vista dos créditos futuros, possibilitando um aumento no poder de barganha do cedente (cliente da empresa de fomento comercial). Muitas vezes, inclusive, é possível economizar dinheiro comprando insumos e matéria-prima com desconto à vista, mesmo considerando os custos de transação do título de crédito.

O contrato de Fomento Comercial pode ser caracterizado como: “bilateral, consensual, cumulativo, oneroso, de execução continuada, intuito personae, interempresarial e atípico.”

(Bulgarelli, Waldirio – Contratos Mercantis – 13. Ed. – São Paulo : Atlas, 2000, p. 546);